fbpx

Série Cultural Essenfelder apresenta:

Essenfelder
Piano Solo:

memórias do cenário pianístico curitibano

Data: 29 de fevereiro de 2024

Local: Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista – Curitiba/PR)

14h – Palestras

19h – Concerto

EVENTO GRATUITO

Online e presencial com certificado de participação

Fundada em 1890, a Essenfelder se instalou em Curitiba a partir de 1909, trazida por seu fundador Florian Essenfelder. A partir de então, o cenário pianístico da cidade é inspirado e enriquecido por esta que se estabeleceu enquanto marca de referência de fabricação de pianos no Brasil. A Essenfelder percorreu um longo caminho desde então, conquistando o mercado nacional e internacional. Piano e pianistas divulgam assim a qualidade da marca, em uma relação de mútua valorização.

 

A série que se inicia com este evento, pretende compartilhar com os habitantes da cidade e com o público em geral, a história e as iniciativas culturais e educacionais que trazem, desde sua criação, o Piano Essenfelder para perto do público de todas as idades, atendendo diversos níveis de atuação e interesses, além de diversos perfis dos amantes do instrumento. Neste primeiro programa exploraremos a relação piano-pianista num universo mais amplo, introduzindo o tema central da série de eventos que se inicia, a partir da história da fábrica de pianos Essenfelder inserida no cenário pianístico de Curitiba.

 

Com o objetivo de democratizar o acesso ao piano através do ensino, o evento Essenfelder Piano Solo apresentará memórias ligadas ao cenário pianístico curitibano através de palestras com pianistas e pesquisadores nacionais e internacionais, seguido de um concerto ao final do evento.

*Com certificado de participação

Programação do evento:

PALESTRAS

A importância do piano e de sua interpretação

A palestra explorará a trajetória do piano, desde sua introdução no Brasil até sua difusão no Paraná. A partir de uma análise histórica da chegada do piano ao país, a palestra também abordará as principais escolas de piano, com transparências que ilustrarão a sua contribuição para o desenvolvimento do ensino desse instrumento e a disseminação do conhecimento musical. A palestra será enriquecida por apresentações musicais que destacam as transformações do piano ao longo do tempo e aspectos relacionados à interpretação musical. 

Oswaldo Aranha

É Engenheiro Agrônomo, mas paralelamente à atividade profissional, sempre teve destacada participação em movimentos culturais, notadamente os relacionados à música clássica. Integrou a comissão formada pela Secretaria de Estado da Cultura, na gestão do Dr. René Dotti, para a reformulação da programação da Rádio Estadual do Paraná. Na Rádio Estadual do Paraná, depois Rádio Educativa, foi produtor do programa “Os Grandes Intérpretes da Música”, de 1981 a 1986. Este mesmo programa retomou ao ar em 1999, na então Rádio Educativa FM, que foi levado ao ar até 2004. Como voluntário da emissora estatal, fez a cobertura do 1°Festival de Música de Cascavel e concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Foi colaborador efetivo na publicação musical “Apolon Musagette” e integrou a diretoria da Pró-Música de Curitiba. Empresariou artistas como Edson Elias, Henrique Loureiro, Fernando Lopes, Henriqueta Garcez Duarte, Pedro Dominguez e Noel Nascimento. Participou dos seminários de cultura a nível Municipal, Estadual e Federal. Foi membro da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de 2000 a 2002, da Comissão de Música do Programa Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e da Comissão do Fundo Municipal de Cultura de 2006 a 2007. Integrou também a Comissão Municipal de Cultura de Curitiba. Produziu concertos na Capela Santa Maria “O Romantismo nas Sonatas para Violino e Piano”, com Maria Ester Brandão e Fernando Lopes, na série “Música de Câmera na Capela”. Também produziu para a Capela Santa Maria o concerto “Um Feliz Encontro Piano Trio e Viola” com o Trio Krug Vanzella Svytzky e Renato Bandel. Também produziu o cd Trio Brandão Kiun, Integrou a APIM – Associação dos Produtores Independentes de Música do Paraná, e foi membro do Fórum das Entidades Culturais e do Fórum de Música do Paraná.

Saindo de Praga: os virtuosos judeus esquecidos do piano da Boêmia do século XIX

Praga era um dos poucos lugares onde os músicos judeus podiam nascer, ser nutridos, treinados, florescer e seguir para outras cidades da Europa. Este livro analisa as experiências de seis judeus nascidos em Praga durante um período em que os judeus finalmente estavam começando a ter direitos civis iguais aos do restante da população, juntamente com três outros judeus do mesmo período cujas carreiras foram moldadas pelas mesmas forças. Os Pragers (que eu saiba, todos de língua alemã) eram Karl Josef Habern, nascido em 1805; Ignaz Amadé Tedesco, nascido em 1815; Sigmund Goldschmidt, nascido em 1815; Charles Wehle, nascido em 1825; Bernard Rie, nascido em 1838; e Leopold Lion, nascido em 1840. Junto com eles, este livro analisa Charles Seymour Schiff, com data e local de nascimento desconhecidos, mas provavelmente por volta de 1820; e Anton Herzberg, nascido em Tarnow, Galícia, em 1825.

Tom Moore

Holds degrees in musicology from Harvard and Stanford, where he began playing the traverso, and went on to study traverso with Sandra Miller in New York City. He founded the baroque chamber ensemble Le Triomphe de l’Amour, active from 1991 through 2016, and also performed and recorded with other ensembles in the mid-Atlantic states,including Brandywine Baroque, Philomel, and Mélomanie. He also performed as a singer with Pomerium and Concert Royal in Manhattan. From 2004 to 2007, he was visiting professor in the Graduate Program in Music at the University of Rio de Janeiro, and co-director of its early music ensemble, Camerata Quantz. His recordings of baroque chamber music are issued on the Lyrichord and A Casa Discos labels.

His forthcoming book deals with Jewish pianist/composers from 19th century Prague, and will be published in late 2024. His articles on music have been published in English, French, Italian, Spanish, Portuguese, German, Dutch and Hungarian in journals in the United States, Brazil, Australia, New Zealand, Israel, Italy, Germany, Spain, France, the Netherlands and Hungary. Recent articles present his research on women composers from nineteenth-century Paris, including Leonie Tonel, Maddalena Croff, Elisa Bosch, Laure Brice, Ida Boullee, and others. He is head of the Sound and Image department at the Green Library, Florida International University, Miami, Florida. He is active as a translator, with books published in his translations from German, Italian, French and Portuguese.

O cenário pianístico curitibano: lugares, escolas, lojas, música e músicos

Os estudos sobre a música no Estado do Paraná, sobretudo sobre as formas culturais representativas que marcaram a passagem do século XIX para o século XX, apresentam um panorama cultural intenso. Em uma breve retrospectiva histórica da presença do piano no Paraná avalio as suas valorações ao longo do período que compreende desde o início de sua difusão no século XIX até início da primeira metade do século XX. Foi um tempo em que em Curitiba viveu um processo de modernização em vários aspectos culturais, envolvida em um forte referencial francês. Destaco alguns tipos de atividades, cenas, locais de ensino e comercialização, dados sobre músicos e músicas em torno do piano, tendo como ápice a instalação da fábrica de Pianos Essenfelder. Para ilustrar este tempo apresento trechos de composições de autores paranaenses como: “Curitiba” de Luiz da Silva Bastos, “Não Venhas” Benedito Nicolau dos Santos, “Chaleirando” de Eugênio do Rosario, “Meu Presente” de João Ubaldo A. Rocha, “Canção de Outrora” de Clotilde Pereira, divulgadas na revista Olho da Rua publicada em Curitiba entre 1907 a 1911.

Marilia Giller

Como pesquisadora e professora, tem experiência na área de Artes, com ênfase em música popular, piano popular, música urbana no século XX, documentação e acervos, música no Paraná, e diáspora do jazz. É doutoranda em História (AMENA/PPGHIS UFPR-2021), Mestre em Musicologia Histórica e Etnomusicologia (UFPR-2013); Especialista em Música Popular Brasileira (FAP-2005); Bacharel em Música Popular (FAP-2007); Bacharel em Pintura (EMBAP-1984). Professora no curso Superior de Instrumento na UNESPAR/EMBAP Campus I de Curitiba. É idealizadora do NEMUP – Núcleo de Estudos da Música no Paraná, Lider do GEJAZZBR – Grupo de Estudos do Jazz no Brasil, Diretora do grupo Tupynambá Jazz Band.

Essenfelder: uma marca que faz parte da história de Curitiba

Instalada em Curitiba, Paraná, em 1909, a Fábrica de Pianos Essenfelder começou sua trajetória duas décadas antes, na cidade de Buenos Aires, Argentina. Florian Essenfelder, o fundador da fábrica, encontrou em Curitiba condições favoráveis para a instalação e fabricação dos pianos: investidores, estrutura e matéria prima. A partir de então, começou a consolidação da marca Essenfelder no cenário musical do Brasil e do mundo. Partindo disso, será apresentada a trajetória da marca desde a sua chegada no Paraná, sua contribuição com a consolidação de uma indústria nacional e seu reconhecimento como fomentadora de cultura durante o século XX, através de iniciativas musicais e parcerias com grandes nomes do piano nacional e internacional. Dando continuidade ao legado iniciado por seu fundador, em 2017 a Essenfelder retorna ao mercado musical, apresentando novas iniciativas culturais e educacionais que trazem a marca, novamente, para perto do público e dos pianistas. Durante a palestra, serão utilizadas imagens, fotografias e vídeos para ilustrar a história dessa instituição que fez parte do cenário curitibano há mais de 100 anos.

Nathalia Lange Hartwig

Nathalia Lange Hartwig

É Doutora em Música pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Educação, Patrimônio Artístico e Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre e Bacharel em Música também pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professora e suas pesquisas são direcionadas para a área de musicologia histórica, com ênfase no desenvolvimento de metodologias aplicadas à diversidade documental presente nos acervos musicológicos. Possui experiência com educação musical direcionando os seus trabalhos para o desenvolvimento de novas ferramentas que contribuam com a aprendizagem dos alunos. É autora de diversos livros de ensino de música, especialmente no âmbito do ensino do piano. Atualmente é professora colaboradora do Curso de Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná/FAP Campus II de Curitiba.

CONCERTOS

O concerto de encerramento do evento vai transitar entre o estilo mais tradicional e uma proposta de estilo musical híbrido. 

Contará com obras de Mozart, Brahms e Listz além de obras de composição da pianista Marilia Giller. 

Iniciando o concerto, teremos uma belíssima apresentação do jovem pianista André Schmidt. Na sequencia, Marilia Giller apresenta o projeto (Re)Avalanche em teoria, no qual explorará as nuances de suas composições em sonoridades do piano acústico trazendo atmosferas híbridas como resultado.

Primeira parte com André Vinícius Zicka Schmidt

W. A. Mozart – Sonata em dó menor K. 457, I. Molto Allegro


J. Brahms – Rapsódia, Op. 79 no. 1 Agitato


F. Liszt – Balada n° 2, S. 171

André Vinícius Zicka Schmidt natural de Curitiba – PR, começou a estudar piano com 6 anos de idade. Desde 2017 é aluno da pianista e professora Olga Kiun e, agora, com 21 anos, está cursando o 4o ano do Superior em Instrumento na UNESPAR – EMBAP, sob a orientação do professor Luiz Néri Pfützenreuter.
Já participou de festivais como a Oficina de Música de Curitiba (2018, 2019, 2023 e 2024) e o Festival de Música de Londrina (2018). Participou de Master Classes com professores como Roberto Domingos, Fanny Solter, Anna Yarovaia, Érika Ribeiro, Cristian Budu e Raphael Lusczewsky. Em 2022 foi convidado a participar da Série Jovens Talentos promovida pela loja Aronne Pianos em São Paulo – SP e em 2023 fez parte da Série Jovens Pianistas em Cabo Frio -RJ e também da série de recitais na Sociedade Brasileira de Eubiose, em São Paulo – SP. Em 2019 foi premiado com o 2o lugar no Concurso Latino-Americano Rosa Mística.

Segunda parte com Marilia Giller

(RE)AVALANCHE EM TEORIA

Em modo piano solo revisitará o projeto AVALANCHE (10 anos), o qual foi registrado em formato quinteto e com sonoridades sintéticas. Em (Re)Avalanche em teoria vai explorar as nuances de suas composições em sonoridades do piano acústico trazendo atmosferas hibridas como resultado.

1 – Ritual Hermético

2 – Avalanche

3 – Teoria da Situação

4 – Horizonte Interno

5 – Mandinga

Marilia Giller iniciou seus estudos de piano na cidade de Campinas (SP) em 1972, com a professora Albertina Ming. Em 1974, mudaram-se para Curitiba (PR) onde continuou seus estudos tradicionais de piano, além de ter os primeiros contatos com o chorinho, através da professora Josélia Machado. Estudou em 1992 no Conservatório de Montreux na Suíça– secção Jazz com Thierry Lang (piano, harmonia e improvisação). Com um estilo musical híbrido, apresenta-se há 40 anos em teatros, shows, festivais, eventos e bares, no Brasil e Europa. Faz shows, gravações e produções com artistas nacionais e internacionais de variados grupos musicais. Foi integrante fundadora do grupo jazz fusion SOTAK por 20 anos. Em 2006 foi destaque na categoria Artista Revelação 2006 na “Revista Jazz Mais” (Rio de Janeiro – RJ). A partir de 2008 realiza vários projetos om seus filhos Ian (bateria) e Allan (baixo). Como quarteto Marilia Giller Eletric Fusion estreou em 2008 o show Tecido de Metas, em 2009 fez tournéescom o show Sindicato Fusion, em 2010 circulou com o Show Teoria da Situação e apresentou-se no festival internacional Curitiba Jazz Meeting. Em 2013 lançou o Cd AVALANCHE, produção autoral que contou com nomes do cenário instrumental brasileiro e internacional, como Marco Lobo (percussão) e Scott Henderson (guitarra). Com este trabalho recebeu em 2013/14 a indicação de oitavo lugar dos melhores do Jazz – Annual Jazz Station Pool em Los Angeles (USA), enquete realizada pelo historiador e jornalista de jazz Arnaldo De Souteiro, 35ª EDIÇÃO DOS MELHORES DO JAZZ – Cd AVALANCHE. Participou de Festivais como Curitiba Jazz Festival (2018, 2022), Festival Jazz na Ilha (2017, 2020), Festival Jazz Merlo (AR) (2021). Acesse aqui: https://soundcloud.com/marilia-giller.

*Com certificado de participação

Organização e produção:

Alanderson Essenfelder (Diretor Essenfelder)

Fernando Sadula (Diretor Educacional Essenfelder)

Profª Drª Nathalia Hartwig (FAP/Unespar e Essenfelder)

Profº Drº Isaac Chueke (EMBAP/Unespar) – Consultoria

Profª Drª Zélia Chueke (Pesquisadora Associada, IReMus) – Consultoria

Rolar para cima